O Sistema De Coleta de Amostras É Instalado No rover Perseverance da NASA

Com o período de lançamento do rover Perseverance da NASA abrindo em menos de 4 meses, o jipe robô, a cada dia que passa atinge um marco importante pré-lançamento no Kennedy Space Center em Cabo Canaveral, na Flórida. O rover teve alguns de seus componentes removidos para ser transportado do JPL da NASA em Pasadena, na Califórnia, para o Cabo Canaveral no começo de fevereiro de 2020. Na última semana, a equipe de montagem, teste e operações de lançamento integrou dois componentes que terão um papel crucial na aquisição, armazenamento e no eventual retorno para a Terra das primeiras amostras coletadas em outro planeta, o chamado Adaptative Caching Assembly e o Bit Carousel.

O Bit Carousel, contém nove brocas de perfuração que o Perseverance irá usar para coletar amostras de rocha e poeira em Marte. Ele foi preso na parte frontal superior do rover no dia 7 de março de 2020, e lembra um disco voador, ele também é a porta de entrada para as amostras que vão se mover dentro do rover para serem acessadas e processadas pelo Adaptative Caching System.

Instalado em 3 de março de 2020, o Adaptative Caching Assembly, consiste de sete motores e mais de 3000 partes, todas elas trabalhando juntas para coletar amostras da superfície de Marte. Um dos principais componentes do equipamento é o Sample Handling Arm, que irá movimentar os tubos de amostras para o braço robótico principal do rover, e transferir as amostras para tubos específicos selados e que ficarão armazenados.

A instalação e o teste dos circuitos elétricos tanto para o Adaptative Caching Assembly como para o Bit Carousel foram completados em 11 de março.

Com a adição do Adaptative Caching Assembly e do Bit Carousel, o coração do sistema de coleta do rover está montado no Perseverance. Os últimos elementos a serem instalados serão os tubos de amostras que irão conter as primeiras amostras que serão trazidas para a Terra de outro planeta. Esses tubos estão sendo mantidos intactos e o mais puro possível e serão acoplados ao rover daqui a alguns meses.

Até o momento, o coronavirus não impactou a programação de lançamento do rover Mars Perseverance. E com isso os preparativos para o lançamento continuam.

O Perserverance rover é um cientista robô que pesa cerca de 1 tonelada. O seu objetivo em Marte será procurar por sinais de vida microbiana passada, além de caracterizar o clima e a geologia do planeta, coletar amostras para um futuro retorno para a Terra e ajudar a pavimentar o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho. O Perseverance deve ser lançado em algum momento entre os dias 17 de Julho e 5 de Agosto de 2020, e se tudo correr como o planejado deve pousar na Cratera Jezero em Marte pouco depois das 17:40, hora de Brasília, do dia 18 de fevereiro de 2021.

O JPL, que é gerenciado pelo Caltech em Pasadena, construiu e irá gerenciar as operações do rover Mars Perseverance para a NASA. O Launch Services Program da agência, com base no Kennedy Space Center na Flórida, será o responsável pelo gerenciamento do lançamento. O projeto Mars 2020 com seu rover Perserverance, é parte de um programa maior que inclui missões para a Lua como preparação para a exploração humana do Planeta Vermelho.

Para mais informações sobre a missão, visite:

https://mars.nasa.gov/mars2020/

Para mais informações sobre o plano da NASA para Marte e para a Lua, visite:

https://www.nasa.gov/topics/moon-to-mars

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7620&utm_source=iContact&utm_medium=email&utm_campaign=nasajpl&utm_content=daily-20200319-1

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.