fbpx

O QUE SERÁ QUE O JAMES WEBB DESCOBRIU EM ENCÉLADO?

BAIXE O NOVO SPACE TODAY+ NO SEU CELULAR E FIQUE CONECTADO COM O UNIVERSO! É GRÁTIS! https://www.spacetodayplus.com.br OUÇA O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS: https://www.spreaker.com/episode/52441779 O Telescópio Espacial James Webb (JWST) acabou de surpreender a todos com uma descoberta impressionante: a…

BAIXE O NOVO SPACE TODAY+ NO SEU CELULAR E FIQUE CONECTADO COM O UNIVERSO! É GRÁTIS! https://www.spacetodayplus.com.br

OUÇA O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS:
https://www.spreaker.com/episode/52441779

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) acabou de surpreender a todos com uma descoberta impressionante: a lua Encélado, de Saturno, está expelindo um imenso jato de vapor d’água, muito maior do que qualquer um já visto antes neste local. Este vídeo traz a você todos os detalhes deste acontecimento inédito.

A NASA descobriu em 2005, através da sonda Cassini, partículas de gelo sendo ejetadas do oceano subterrâneo de Encélado através de fendas na superfície lunar. Mas agora, o JWST revela que esses materiais estão sendo lançados muito mais longe do que se pensava – várias vezes mais profundamente no espaço do que o próprio tamanho de Encélado.

O potencial para a vida em Encélado tem fascinado astrobiólogos, pois acredita-se que o oceano salgado que se encontra sob sua crosta de gelo possa ser um refúgio para organismos vivos. As plumas de Encélado, principalmente expelidas por fissuras conhecidas como “tiger stripes” perto do polo sul da lua, fornecem um elo direto com esse potencial ecossistema extraterrestre.

Embora Cassini tenha conseguido medir grãos de gelo e químicos amigáveis à vida, como metano, dióxido de carbono e amônia, foi o JWST, localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, que descobriu algo que a Cassini não conseguia ver. Neste vídeo, trazemos as descobertas do JWST e as perspectivas para futuras pesquisas sobre Encélado.

No dia 9 de novembro de 2022, JWST observou brevemente Encélado e descobriu uma enorme pluma de vapor de água, muito fria. Apresentaremos detalhes sobre isso e outras informações relevantes em nosso vídeo. Entenda como essa descoberta pode alimentar uma possível missão da NASA para Encélado, em busca de sinais de vida.

Além disso, não perca as últimas atualizações sobre outras luas geladas do Sistema Solar que estão atraindo a atenção do JWST. Compartilhamos a notícia de que o telescópio detectou dióxido de carbono na lua Europa de Júpiter – mais uma descoberta entusiasmante, já que carbono e oxigênio são fundamentais para a vida na Terra.

É realmente uma nova era na exploração do Sistema Solar e este vídeo o levará a essa incrível jornada. Acompanhe-nos e fique por dentro dos últimos avanços na busca por vida extraterrestre!

FONTE:

https://www.nature.com/articles/d41586-023-01666-x

#LIFE #UNIVERSE #JAMESWEBB

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo