fbpx

O Que São Os Pontos de Lagrange, Sua Extensão E Algumas Curiosidades

Os Pontos de Lagrange podem ser considerados pontos de tamanho infinitesimal, onde a força gravitacional entre um planeta e outro objeto, que pode ser a Lua, ou o Sol, é equilibrada com a força centrífuga. Mas como você já deve imaginar, ao redor de cada Ponto de Lagrange existe uma região, onde uma sonda pode ficar estacionada de forma conveniente, de modo que gaste bem pouco combustível para se manter ali. Quando você ler ou ouvir que tem uma sonda orbitando o Ponto de Lagrange, isso realmente significa que a sonda está viajando dentro ou perto dessa zona tridimensional que existe no espaço, onde o gasto de combustível é mínimo. Alguns chamam essas regiões de ilhas orbitais.

O tamanho dessas ilhas varia. Cada planeta no Sistema Solar tem os seus próprios Pontos de Lagrange. As ilhas de estabilidade ficam maiores cada vez que você se afasta mais do Sol, e também são maiores para planetas maiores. A ilha orbital relacionada com a Terra tem cerca de 800 000 km de largura. A maior zona dessas, no Sistema Solar é a de Netuno, que tem, nada mais nada menos que 3.2 bilhões de quilômetros.

Não são só sondas espaciais que podem ficar estacionadas nos Pontos de Lagrange. Algumas vezes asteroides também são encontrados nesses pontos. Por exemplo, em Júpiter, os Pontos de Lagrange L4 e L5 estão repletos de asteroides, chamados de Asteroides Troianos.

Fonte:

https://astronomy.com/magazine/ask-astro/2013/10/lagrangian-points

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .