fbpx

O MISTERIOSO PULSO DA TERRA DE 27 MILHÕES DE ANOS!!!

INSCREVA-SE AGORA NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NADA DOS PAPOS DESSA SEMANA, ASTRONOMIA NA VEIA PARA VOCÊS!!! https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim Nos últimos 260 milhões de anos, os dinossauros vieram e se foram, a Pangea se dividiu nos continentes e ilhas…

INSCREVA-SE AGORA NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NADA DOS PAPOS DESSA SEMANA, ASTRONOMIA NA VEIA PARA VOCÊS!!!

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

Nos últimos 260 milhões de anos, os dinossauros vieram e se foram, a Pangea se dividiu nos continentes e ilhas que vemos hoje, e os humanos mudaram rápida e irreversivelmente o mundo em que vivemos.

Mas, apesar de tudo isso, parece que a Terra está mantendo o tempo. Um estudo recente de eventos geológicos antigos sugere que nosso planeta tem uma atividade geológica lenta e constante a cada 27 milhões de anos.

Esse pulso de eventos geológicos agrupados – incluindo atividade vulcânica, extinções em massa, reorganizações de placas e aumento do nível do mar – é incrivelmente lento, um ciclo de 27,5 milhões de anos de fluxos e refluxos catastróficos. Mas, felizmente para nós, a equipe de pesquisa observa que temos outros 20 milhões de anos antes do próximo ‘pulso’.

“Muitos geólogos acreditam que os eventos geológicos são aleatórios ao longo do tempo”, disse Michael Rampino, geólogo da Universidade de Nova York e principal autor do estudo , em um comunicado de 2021.

“Mas nosso estudo fornece evidências estatísticas para um ciclo comum, sugerindo que esses eventos geológicos são correlacionados e não aleatórios”.

A equipe realizou uma análise sobre as idades de 89 eventos geológicos bem compreendidos dos últimos 260 milhões de anos.

“Esses eventos incluem tempos de extinções marinhas e não marinhas, grandes eventos anóxicos oceânicos, erupções continentais de basalto, flutuações do nível do mar, pulsos globais de magmatismo intraplaca e tempos de mudanças nas taxas de propagação do fundo do mar e reorganizações de placas”, a equipe escreveu em seu papel.

“Nossos resultados sugerem que os eventos geológicos globais são geralmente correlacionados e parecem vir em pulsos com um ciclo subjacente de ~ 27,5 milhões de anos”.

FONTES:

sciencealert.com/earth-has-a-27-5-million-year-heartbeat-but-we-have-no-idea-what-causes-it

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1674987121001092?via%3Dihub

https://www.science.org/doi/epdf/10.1126/sciadv.aaq0500

#EARTHHEARTBEAT #GEOLOGICALPULSE #EARTH

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo