fbpx

O MAIOR ASTEROIDE TROIANO DA TERRA

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NENHUM PAPO ESPECIAL DESSA SEMANA: https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim INSCREVA-S ENO SPACE TODAY 2: https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO SPACE TODAY: Ao escanear o céu muito perto do horizonte ao…

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NENHUM PAPO ESPECIAL DESSA SEMANA:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

INSCREVA-S ENO SPACE TODAY 2:

https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA

VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO SPACE TODAY:

Ao escanear o céu muito perto do horizonte ao nascer do sol, o Telescópio SOAR no Chile, parte do Observatório Interamericano Cerro-Tololo, um programa do NOIRLab da NSF, ajudou os astrônomos a confirmar a existência de apenas o segundo asteróide terrestre conhecido revela que tem mais de um quilômetro de largura – cerca de três vezes maior que o primeiro.

Usando o telescópio SOAR (Southern Astrophysical Research) de 4,1 metros em Cerro Pachón, no Chile, astrônomos liderados por Toni Santana-Ros da Universidade de Alicante e o Instituto de Ciências do Cosmos da Universidade de Barcelona observaram o asteróide recém-descoberto 2020 XL 5 a restringir sua órbita e tamanho. Seus resultados confirmam que 2020 XL 5 é um Trojan da Terra – um asteroide companheiro da Terra que orbita o Sol ao longo do mesmo caminho que o nosso planeta – e que é o maior já encontrado.

“ Os troianos são objetos que compartilham uma órbita com um planeta, agrupados em torno de uma das duas áreas especiais gravitacionalmente equilibradas ao longo da órbita do planeta conhecidas como pontos de Lagrange ” , [1] diz Cesar Briceño do NOIRLab da NSF , que é um dos autores de um artigo publicado hoje na Nature Communications relatando os resultados e que ajudou a fazer as observações com o Telescópio SOAR no Observatório Interamericano de Cerro Tololo ( CTIO ), um programa do NOIRLab da NSF, em março de 2021.

Vários planetas no Sistema Solar são conhecidos por terem asteroides troianos, mas 2020 XL 5 é apenas o segundo asteroide troiano conhecido encontrado perto da Terra [2] .

As observações de 2020 XL 5 também foram feitas com o Telescópio Lowell Discovery de 4,3 metros no Observatório Lowell no Arizona e pela Estação Terrestre Óptica de 1 metro da Agência Espacial Europeia em Tenerife, nas Ilhas Canárias.

Descoberto em 12 de dezembro de 2020 pelo telescópio de pesquisa Pan-STARRS1 no Havaí, o 2020 XL 5 é muito maior do que o primeiro Trojan da Terra descoberto, chamado 2010 TK 7 . Os pesquisadores descobriram que 2020 XL 5 tem cerca de 1,2 km (0,73 milhas) de diâmetro, cerca de três vezes mais largo que o primeiro (2010 TK 7 é estimado em menos de 400 metros ou jardas de diâmetro).

Fonte:

https://noirlab.edu/public/news/noirlab2205/

#ASTEROID #TROJANASTEROID #EARTH

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo