fbpx

O “Bolo” Climático de Marte

A calota de gelo de Marte é como um bolo, cada camada conta uma história. Nesse caso, a história é uma das mudanças climáticas em Marte.

A imagem acima mostra uma seção exposta do chamado North Polar Layered Deposits, o NPLD, ou, depósitos de camadas polar norte, que parece muito com uma fatia de tiramissu.

O NPLD é feito de gelo de água e partículas de poeira, empilhadas uma no topo das outras. Contudo, ao invés de gelo, as camadas são cobertas com dióxido de carbono sazonal congelado, visto na imagem como os filamentos congelados aderidos a uma das camadas.

As capacidades de fazer imagens a cores e em alta resolução da câmera HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter forneceu detalhes sobre as variações das camadas.

Os cientistas também estão usando dados de radar, que nos mostram a continuidade dessas camadas em subsuperfície.

Durante a deposição, essas camadas complexas podem encapsular pequenos bolsões de ar da atmosfera, que, se amostrada, poderia ser estudada para entender as ligações com o clima que predominava em Marte anteriormente.

Fonte:

https://cosmosmagazine.com/space/the-martian-weather-cake

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .