Nuvens Mesosféricas Polares Capturadas pela ISS

Nuvens mesosféricas polares podem ser observadas tanto a partir da Terra como em órbita pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. Essas nuvens são também chamadas de noctilucent ou “noite brilhante”, pois são normalmente observadas no crepúsculo. Quando o Sol se põe abaixo do horizonte e a superfície da Terra fica negra, essas nuvens são ainda levemente iluminadas pelos raios solares. Ocasionalmente a alta altitude orbital da Estação Espacial Internacional faz com que a estação fique quase que paralela ao limite entre a noite e o dia na Terra, por um instante, permitindo assim que as nuvens mesosféricas polares se tornem visíveis para a tripulação.

Essa incomum imagem de um astronauta mostra as nuvens mesosféricas polares iluminadas pelos raios do Sol se pondo. Nuvens baixas no horizonte aparecem amarelas e laranjas, enquanto que nuvens mais altas e aerossóis (partículas de poeira e poluição) são iluminadas como sendo brancas e brilhantes. As nuvens mesosféricas polares aparecem com a cor azul se estendendo por todo a parte superior da imagem. Essa nuvens ocorrem normalmente em altas latitudes tanto no hemisfério sul como no hemisfério norte e em altas altitudes também (entre 76 e 85 km, próximo da borda entre as camadas atmosféricas da  mesosfera e da termosfera).

A ISS estava localizada acima da ilha grega de Kos no Mar Egeu (próximo a costa sudoeste da Turquia), quando a imagem foi feita na hora local perto da meia-noite. A ISS estava viajando na direção nordeste, paralelamente ao limite entre a noite e o dia, fazendo com o que o nascer do Sol pudesse ser visto, mesmo que aparentemente quase ao norte. No início de 2010 outro alinhamento incomum entre a ISS e a posição do limite entre a noite e o dia, além da posição da Terra na sua órbita ao redor do Sol, permitiu aos astronautas capturarem nuvens mesosféricas polares no hemisfério sul.

Nuvens Mesosféricas Polares no Hemisfério Norte

Nuvens Mesosféricas Polares no Hemisfério Sul

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=44488&src=eorss-iotd

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.