fbpx

NOVA IMAGEM DO JAMES WEBB: TEMOS UMA ESTRELA

CLICA AÍ E JÁ ATIVA O LEMBRETE!!! AMANHÃ A PARTIR DAS 11 DA MANHÃ, UM LANÇAMENTO AO VIVO, AO VIVO DE VERDADE AQUI NO SPACE TODAY!!! VAMOS ACOMPANHAR COM UMA LIVE SENSACIONAL O LANÇAMENTO DO BALÃO DA SAP CONCUR PARA…

CLICA AÍ E JÁ ATIVA O LEMBRETE!!! AMANHÃ A PARTIR DAS 11 DA MANHÃ, UM LANÇAMENTO AO VIVO, AO VIVO DE VERDADE AQUI NO SPACE TODAY!!! VAMOS ACOMPANHAR COM UMA LIVE SENSACIONAL O LANÇAMENTO DO BALÃO DA SAP CONCUR PARA O ESPAÇO!!! A LIVE COMEÇA ÀS 11:00 E O LANÇAMENTO ESTÁ PROGRAMADO PARA ÀS 12:30!!!

https://www.youtube.com/watch?v=qWtvrpjjpAI

O Telescópio Espacial James Webb continua na sua fase de comissionamento, e nessa semama duas etapas importantes foram realizadas com sucesso.

No último vídeo nós vimos que as 18 imagens da estrela HD 84406 que estavam apresentadas de forma aleatória haviam sido colocadas de forma organizada, ou seja, montando a forma hexagonal do espelho primário do James Webb.

Mas como vocês lembram bem, os 18 pontos, não eram pontos, eles tinham diferentes aberrações causadas pela falta de alinhamento dos segmentos.

Então essa semana, a primeira etapa da equipe do James Webb foi realizar o alinhamento dos segmentos do espelho primário.

Essa etapa retirou todas as imperfeições, e aberrações apresentadas anteriormente e coloco na nossa frente, 18 fontes pontuais, cada ponto representando a estrela observada por um determinado segmento do Telescópio Espacial.

Com esse ajuste feito, veio a próxima etapa do processo, o stacking, ou como chamamos, o empilhamento das imagens, que nada mais é que somar as imagens obtidas pelos 18 segmentos do espelho primário.

Durante o processo de empilhamento, a equipe do James Webb ativou conjuntos de 6 segmentos do espelho primário por vez e enviou comandos para que eles fizessem o apontamento até que a luz da estrela de cada um ficasse sobreposta.

E com isso o James Webb conseguiu pela primeira vez ver de forma única a estrela HD 84406.

Mas o serviço não está completo, ainda existem imperfeições que precisam ser melhoradas ajustando melhor os segmentos, mas agora é um ajuste fino que será feito.

A próxima etapa agora no processo de alinhamento e comissionamento do James Webb é chamada de Coarse Phasing.

Nessa etapa, a NIRCam será usada para capturar o espectro da luz da estrela usando para isso 20 pares separados de segmentos do espelho primário.

Isso vai ajudar a equipe de óptica do James Webb identificar e corrigir o deslocamento vertical entre os segmentos do espelho, ou pequenas diferenças nas suas alturas.

Isso fará com que a estrela fique ainda mais focada, mais bem definida, e mais precisa.

Já disse isso e vou repetir, está demais acompanhar cada etapa do processo de alinhamento do James Webb.

Vamos seguindo cada passo desse maravilhoso telescópio no espaço e esperando ansiosamente para os primeiros dados científicos e as primeiras grandes descobertas.

Fonte:

https://blogs.nasa.gov/webb/2022/02/25/webb-mirror-alignment-continues-successfully/

#JAMESWEBB #SPACETELESCOPE #UNFOLDTHEUNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo