fbpx

NGC 5585 – Uma Galáxia Com Um Grande Reservatório de Matéria Escura

Localizada no rabo do Grande Urso, na constelação de Ursa Major, está a galáxia NGC 5585, uma galáxia espiral que é mais do que parece ser.

As muitas estrelas, e as nuvens de poeira e gás que fazem parte da NGC 5585, mostradas aqui nessa bela imagem do Hubble, contribuem para somente uma pequena fração da massa total da galáxia. Como em muitas galáxias, essa discrepância em relação a massa é explicada pela abundância de algo que não observamos, a matéria escura.

O disco estelar da galáxia, tem cerca de 35 mil anos-luz de diâmetro. Quando comparada com galáxias de forma similar e de mesmo tamanho, a NGC 5585 tem uma grande diferença na sua composição, essa galáxia possui uma proporção muito maior de matéria escura.

As regiões de formação de estrelas podem ser vistas como pontos quentes ao longo dos braços espirais apagados da galáxia. Essas regiões, brilham de forma intensa na cor azul, contrastando de forma marcante com a escuridão do espaço, no fundo da imagem.

Crédito da imagem:

ESA/Hubble & NASA, R. Tully
Acknowledgement: Gagandeep Anand

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2038a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .