fbpx

NGC 3583 – Mais Uma Bela Galáxia Espiral E Brilhante Fotografada Pelo Hubble

A foto acima mostra a galáxia espiral barrada, conhecida como NGC 3583. A imagem foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble das agências espaciais NASA e ESA. Essa é uma galáxia espiral barrada que apresenta claramente 2 braços circulando o núcleo e a barra de estrelas. Essa galáxia está localizada a aproximadamente 98 milhões de anos-luz de distância da Terra. Duas supernovas explodiram nessa galáxia, uma em 1975 e outra em 2015.

Existem diferentes tipos de supernovas. No caso das supernovas detectadas nessa galáxia, as explosões envolveram dois sistemas estelares binários independentes, onde a remanescente de uma estrela parecida com o Sol, uma anã branca, coletou material da sua companheira. Depois de sugar todo o material da sua estrela companheira a anã branca atingiu seu limite de massa e então sofreu uma implosão com o colapso do restante da estrela sobre o seu núcleo para depois então explodir numa supernova brilhante.

Dois desses eventos aconteceram na NGC 3583 embora não estejam visíveis nessa foto, o que não tira a maravilha e a beleza da galáxia.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, A. Riess et al.

Fonte:

https://spacetelescope.org/images/potw2018a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .