NASA Coloca Seus Supercomputadores À Disposição Na Luta Contra o Coronavírus

O governo norte-americano está fazendo muitos esforços para combater a pandemia do coronavírus, um desses esforços é colocar os supercomputadores da NASA para trabalhar na tentativa de encontrar remédios e vacinas que possam tratar a doença.

Uma nova iniciativa está colocando a NASA, a National Science Foundation, os laboratórios do Departamento de Energia, empresas e instituições acadêmicas, de maneira conjunta na busca por uma cura para a pandemia. A Casa Branca anunciou esse esforço de colaboração, significando que usará a força computacional para tentar reduzir a velocidade com a qual a pandemia está se espalhando.

O administrador da NASA, Jim Bridenstine disse estar orgulhoso da agência em colocar todo o seu conhecimento em supercomputação para ajudar o mundo a lutar contra a COVID-19. Ele disse que, por mais de 6 décadas a agência usou seu conhecimento para vencer desafios que ajudaram a humanidade de maneiras inesperadas, e agora é mais um desses desafios.

Uma das áreas da NASA que está redirecionando seu tempo de supercomputação é a área de ciências da Terra. Os pesquisadores normalmente usam dados de satélites para rodar modelos climáticos para prever como será o clima no nosso planeta, e agora esses supercomputadores podem ajudar na busca por uma cura para o coronavirus. Thomas Zurbuchen chefe do Science Mission Direcorate da NASA, reforçou o coro do administrador da NASA dizendo que a agência está feliz de usar o seu conhecimento para combater a COVID-19.

Os pesquisadores trabalhando em projetos relacionados com a COVID-19 terão acesso ao tempo de processamento dos supercomputadores, de acordo com a Casa Branca, para que possam processar rapidamente seus dados e reduzir a velocidade de expansão da pandemia.

Michael Kratsions, U.S. Chief Technology Officer, disse que a América está unida na luta contra a COVID-19, e isso significa disponibilizar toda a capacidade dos maiores supercomputadores que eles têm para rapidamente avançar nas pesquisas científicas e na busca por tratamentos e vacinas.

Fonte:

https://www.space.com/nasa-supercomputers-join-fight-against-coronavirus.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.