Não Se Preocupe, O Asteroide 1998 OR2 Não Vai Bater Na Terra!!!

No final do mês de abril de 2020, um brilhante e grande asteroide irá passar “””perto””” da Terra, mas não se preocupe, repito, NÃO SE PREOCUPE, o perto é em termos astronômicos, na verdade, para nós, meros mortais ele vai passar bem longe, a uma distância bem segura do nosso planeta.

O asteroide é conhecido como (52768) 1998 O2, ou 1998 OR2 para simplificar. No dia 29 de abril de 2020, ele irá passar a 6.29 milhões de quilômetros de distância da Terra, prestou atenção, mais de 6 milhões de quilômetros de distância da Terra. Isso é o equivalente a 16 vezes a distância entre o nosso planeta e a Lua.

Mas por que então a mídia tradicional, não especializada está fazendo alarde com relação a esse asteroide? Parte é o papel deles mesmo, outra parte, talvez seja, por conta do tamanho desse asteroide. Ele tem cerca de 2 km de diâmetro. Se ele atingisse a Terra, poderia sim causar uma devastação em escala global, mas repito, ELE NÃO VAI SE CHOCAR COM A TERRA, NÃO SE PREOCUPE!!!

Com base nas atuais observações, em nenhuma outra passagem ele chegará perto da Terra, a próxima passagem mais próxima do nosso planeta acontecerá em 16 de abril de 2079, mesmo assim ele estará a uma distância muito além da Lua.

Desde que o objeto foi descoberto em 1998, os astrônomos estão de olho nele. Ele foi registrado como parte dos esforços para caracterizar qualquer objeto potencialmente perigoso próximo da Terra. Lembrando que essa classificação leva em conta uma determinada distância, 20 vezes a distância entre a Terra e a Lua e um determinado tamanho. A maior parte dos grandes objetos já estão catalogados, o esforço dos astrônomos agora é tentar catalogar os objetos menores, que podem se chocar com o nosso planeta, mas não representam um risco global.

Objetos menores que uma casa, passam perto da Terra. O perigo deles é relativo. Eles poderiam destruir edifícios, ou uma pequena cidade, mas não iriam acabar com a vida na Terra. O que atormenta os astrônomos não é o fato deles destruírem a vida na Terra, é que muitos desses objetos menores já estão próximos do planeta e muitas vezes só são observados quando explodem na atmosfera, como aconteceu com o bólido de Chelyabinsk em 2013.

Então, fiquem tranquilos, essa é uma área muito bem estudada e dominada pelos astrônomos e repetindo, O 1998 OR2 NÃO VAI BATER NA TERRA!!!

Fonte:

https://www.iflscience.com/space/a-big-asteroid-will-fly-by-earth-at-a-safe-distance-next-month/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.