fbpx

MISTERIOSO SINAL DE ONDA DE RÁDIO DETECTADO NA VIA LÁCTEA!!

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NENHUM PAPO ESPECIAL DESSA SEMANA: https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim Uma equipe de mapeamento de ondas de rádio no Universo descobriu algo incomum que libera uma explosão gigante de energia três vezes por hora, e é…

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NENHUM PAPO ESPECIAL DESSA SEMANA:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

Uma equipe de mapeamento de ondas de rádio no Universo descobriu algo incomum que libera uma explosão gigante de energia três vezes por hora, e é diferente de tudo que os astrônomos já viram antes.

A equipe que a descobriu acha que poderia ser uma estrela de nêutrons ou uma anã branca – núcleos de estrelas em colapso – com um campo magnético ultrapoderoso.

Girando no espaço, o estranho objeto envia um feixe de radiação que cruza nossa linha de visão e, por um minuto a cada vinte, é uma das fontes de rádio mais brilhantes do céu.

A astrofísica Dra. Natasha Hurley-Walker, do nó da Universidade Curtin do Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia, liderou a equipe que fez a descoberta.

“Este objeto estava aparecendo e desaparecendo ao longo de algumas horas durante nossas observações”, disse ela.

“Isso foi completamente inesperado. Foi meio assustador para um astrônomo porque não há nada conhecido no céu que faça isso.

“E está realmente muito perto de nós – cerca de 4.000 anos-luz de distância. Está em nosso quintal galáctico.”

Objetos que ligam e desligam no Universo não são novos para os astrônomos – eles os chamam de ‘transitórios’.

A astrofísica e coautora do ICRAR-Curtin, Gemma Anderson, disse que “ao estudar os transitórios, você está assistindo a morte de uma estrela massiva ou a atividade dos remanescentes que ela deixa para trás”.

‘Transientes lentos’ – como supernovas – podem aparecer ao longo de alguns dias e desaparecer após alguns meses.

‘Transientes rápidos’ – como um tipo de estrela de nêutrons chamada pulsar – acendem e apagam em milissegundos ou segundos.

Mas o Dr. Anderson disse que encontrar algo que ligou por um minuto foi realmente estranho.

Ela disse que o objeto misterioso era incrivelmente brilhante e menor que o Sol, emitindo ondas de rádio altamente polarizadas – sugerindo que o objeto tinha um campo magnético extremamente forte.

Fonte:

https://www.icrar.org/repeating-transient/

#MYSTERIOUSOBJECT #MILKWAY #STAR

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo