fbpx

MISSÃO CHINESA CHANG’E-5 ENCONTROU ÁGUA NA LUA!!!

INSCREVA-SE NO SPACE TODAY 3, RUMO AOS 50 MIL INSCRITOS, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO NA VEIA PARA VOCÊ: https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM!!! https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim ============================================================ A sonda chinesa Chang'e-5 é a primeira nave na superfície lunar a detectar…

INSCREVA-SE NO SPACE TODAY 3, RUMO AOS 50 MIL INSCRITOS, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO NA VEIA PARA VOCÊ:

https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM!!!

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

============================================================

A sonda chinesa Chang’e-5 é a primeira nave na superfície lunar a detectar sinais de água dentro de rochas lunares e solo, afirmam cientistas chineses.

A sonda chegou à Lua em 1º de dezembro de 2020, como parte de uma missão para devolver amostras de rocha e solo à Terra, o que foi alcançado em 16 de dezembro.

Enquanto estava na lua, a sonda usou seus instrumentos de bordo para fazer uma série de medições científicas, incluindo a refletância espectral das rochas lunares.

Este é um processo em que a luz refletida pelas rochas pode indicar a composição química, incluindo níveis de moléculas como oxigênio e hidrogênio.

A equipe chinesa descobriu que em alguns tipos de rocha, em uma latitude média na lua, as moléculas de H20 estavam presentes a cerca de 120 partes por milhão, e outras a 180 ppm.

Isso confirma as descobertas feitas pela NASA usando telescópios baseados na Terra, que fizeram medições de rochas lunares para encontrar evidências de moléculas de água.

Espera-se que os astronautas que vivem na Lua no futuro sejam capazes de extrair o oxigênio molecular e o hidrogênio, para produzir água e oxigênio puro.

#MOON #WATERONTHEMOON #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo