Mergulhando em Júpiter

O vídeo acima mostra a simulação de um mergulho na alta atmosfera de Júpiter, o gigante gasoso do Sistema Solar. Essa animação foi baseada nas imagens e nos dados obtidos pela JunoCam, e pelo radiômetro de micro-ondas a bordo da sonda Juno que está na órbita de Júpiter. A animação começa a cerca de 3000 quilômetros acima do topo das nuvens jovianas, no hemisfério sul do planeta, e no canto esquerdo da tela você pode acompanhar a altitude do sobrevoo. À medida que a altitude diminui, a temperatura aumenta, enquanto você mergulha mais fundo na Grande Mancha Vermelha de Júpiter. De fato, os dados da sonda Juno indicam que a Grande Mancha Vermelha, o maior sistema de tempestade do Sistema Solar, penetra cerca de 300 quilômetros para dentro da atmosfera do gigante gasoso. Só para se ter uma comparação, o ponto mais profundo do oceano da Terra chega a 11 km de profundidade. No vídeo abaixo, você pode acompanhar uma análise das últimas descobertas feitas pela sonda Juno em Júpiter.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap171214.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.