fbpx
29 de fevereiro de 2024

Mancha de Óleo Avança no Golfo do México

Duas semanas depois da explosão da plataforma de petróleo Deepwater Horizon ocorrida em 20 de Abril de 2010, uma mancha de óleo avança e já está próxima do Delta do Mississipi. Em 4 de Maio de 2010, o instrumento denominado Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) do satélite Aqua da NASA, capturou essa imagem em cor natural da mancha de óleo.

A mancha aparece com uma forma cinza imediatamente ao norte de um banco de nuvens. A luz do Sol refletida na superfície do oceano dá para a mancha um efeito de espelho o que faz com que seja facilmente detectada pelos satélites.

O Pentágono aprovou o envio de 17500 soldados da Guarda Nacional para auxiliar nos esforços para tentar limpar o que já foi atingido. Enquanto isso a empresa de petróleo está considerando a idéia de perfurar poços de alívio, poços diagonais que atravessam o poço original e pode então preenchê-lo com lama ou cimento de modo a bloquear o vazamento de petróleo.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art19936/latest-satellite-images-of-oil-slick-in-the-gulf-of-mexico.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo