fbpx

Levando O VLT Para O Oftalmologista

Quando você é astrônomo amador e tem um telescópio, você sabe que de vez em quando é bom dar uma limpada no equipamento, manter ele bem cuidado para que as imagens possam ser feitas com a melhor qualidade possível. E quando falamos dos grandes telescópios, no caso um dos maiores do mundo, o VLT do ESO no Chile, com seus 8.2 metros de diâmetros, como isso é feito?

Esse telescópio também precisa ser verificado e limpo e precisa ainda ser recoberto com alumínio de tempos e tempos. Como é um dos telescópios mais importantes do ponto de vista científico, a sua limpeza garante a qualidade das imagens e a precisão dos dados coletados.

Na imagem acima pode-se ver dois técnicos verificando a “vista” de um dos telescópios do VLT do ESO, é um trabalho complicado mas muito necessário para manter uma das máquinas mais poderosas do mundo, pronta para desvendar os segredos do universo.

No vídeo abaixo você pode ver como é feito o processo de aluminização dos espelhos dos telescópios do VLT.

Fonte:

https://astronomynow.com/2020/04/19/how-do-you-give-esos-very-large-telescope-an-eye-exam-very-carefully/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .