fbpx

JAMES WEBB FAZ IMAGENS INCRÍVEIS DE JÚPITER!!!

VÁ AGORA NA SPACE TODAY STORE E GARANTA O SEU KIT DA PRIMEIRA IMAGEM DO JAMES WEBB, CANECA, CAMISETA E POSTER!!! https://www.spacetodaystore.com/produtos/kit-historico-james-webb-camiseta-caneca-e-poster/?variant=492281273 Logo após o lançamento de terça-feira das primeiras imagens do Telescópio Espacial James Webb da NASA, os dados…

VÁ AGORA NA SPACE TODAY STORE E GARANTA O SEU KIT DA PRIMEIRA IMAGEM DO JAMES WEBB, CANECA, CAMISETA E POSTER!!!

https://www.spacetodaystore.com/produtos/kit-historico-james-webb-camiseta-caneca-e-poster/?variant=492281273

Logo após o lançamento de terça-feira das primeiras imagens do Telescópio Espacial James Webb da NASA, os dados do período de comissionamento do telescópio estão sendo divulgados no Arquivo Mikulski para Telescópios Espaciais do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial. Os dados incluem imagens de Júpiter e imagens e espectros de vários asteróides, capturados para testar os instrumentos do telescópio antes das operações científicas começarem oficialmente em 12 de julho. Os dados demonstram que o Webb rastreia alvos do sistema solar e produz imagens e espectros com detalhes sem precedentes.

Os fãs de Júpiter reconhecerão algumas características familiares do enorme planeta do nosso sistema solar nestas imagens vistas através do olhar infravermelho de Webb. Uma visão do filtro de comprimento de onda curto do instrumento NIRCam mostra bandas distintas que circundam o planeta, bem como a Grande Mancha Vermelha, uma tempestade grande o suficiente para engolir a Terra. O ponto icônico aparece em branco nesta imagem devido à maneira como a imagem infravermelha de Webb foi processada.

Claramente visível à esquerda está Europa, uma lua com um provável oceano abaixo de sua espessa crosta gelada, e o alvo da próxima missão Europa Clipper da NASA . Além disso, a sombra de Europa pode ser vista à esquerda da Grande Mancha Vermelha. Outras luas visíveis nestas imagens incluem Tebe e Métis.

“Eu não podia acreditar que vimos tudo tão claramente, e quão brilhantes eles eram”, disse Stefanie Milam, vice-cientista do projeto Webb para ciência planetária, baseada no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. “É realmente emocionante pensar na capacidade e oportunidade que temos para observar esses tipos de objetos em nosso sistema solar.”

Os cientistas estavam especialmente ansiosos para ver essas imagens porque são a prova de que Webb pode observar os satélites e anéis perto de objetos brilhantes do sistema solar, como Júpiter, Saturno e Marte. Os cientistas usarão o Webb para explorar a tentadora questão de saber se podemos ver plumas de material saindo de luas como Europa e a lua de Saturno Enceladus . Webb pode ver as assinaturas de plumas depositando material na superfície de Europa. “Acho que essa é apenas uma das coisas mais legais que poderemos fazer com este telescópio no sistema solar”, disse Milam.

FONTE:

https://blogs.nasa.gov/webb/2022/07/14/webb-images-of-jupiter-and-more-now-available-in-commissioning-data/

#JAMESWEBB #JUPITER #UNFOLDTHEUNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo