fbpx

JAMES WEBB É FINALMENTE ABASTECIDO

CORRE NA SPACE TODAY STORE E ADQUIRA JÁ A SUA COLEÇÃO JAMES WEBB!!! https://www.spacetodaystore.com/james-webb1/ ============================================================ Em preparação para o lançamento no final deste mês, as equipes de solo concluíram com sucesso a delicada operação de carregar o Telescópio Espacial James…

CORRE NA SPACE TODAY STORE E ADQUIRA JÁ A SUA COLEÇÃO JAMES WEBB!!!

https://www.spacetodaystore.com/james-webb1/

============================================================

Em preparação para o lançamento no final deste mês, as equipes de solo concluíram com sucesso a delicada operação de carregar o Telescópio Espacial James Webb com o propelente que usará para se orientar enquanto estiver no espaço.

A fim de fazer correções críticas de curso logo após o lançamento, para manter sua órbita prescrita a quase 1 milhão de milhas da Terra e para reposicionar o observatório e gerenciar seu impulso durante as operações, o Webb foi construído com um total de 12 propulsores de foguetes. Esses propulsores de foguetes usam combustível hidrazina ou uma mistura especial de combustível hidrazina e oxidante tetróxido de dinitrogênio.

Para manusear com segurança esses propelentes extremamente tóxicos, Webb foi transferido para a seção de abastecimento da instalação de preparação de carga útil Ariane no espaçoporto europeu na Guiana Francesa. Os especialistas vestiram o conjunto de proteção atmosférica autônomo, ou “SCAPE”, ao carregar o observatório. O procedimento de quase 10 dias começou em 25 de novembro.

O ônibus da espaçonave de Webb, construído pela Northrop Grumman, era abastecido com 42 galões (159 litros) de combustível hidrazina e 21 galões (79,5 litros) de oxidante tetróxido de dinitrogênio. Tanto o combustível quanto o oxidante serão usados ​​juntos para maximizar a potência para as maiores “queimadas” pelos propulsores aumentados de combustão secundária de Webb, que são para correções de meio de curso e inserção na órbita L2, bem como para manutenção da órbita em torno de L2 durante a missão. No entanto, a hidrazina sozinha será usada para as pequenas “queimaduras” pelos minúsculos propulsores do Motor de Reação Monopropelente de precisão de Webb, que são usados ​​para reposicionamento de grande ângulo e para gerenciar o impulso da espaçonave. O sistema de carregamento de combustível foi formalmente desconectado no dia 3 de dezembro, seguido por inspeções e fechamentos que foram concluídos no final de semana.

As operações combinadas entre as equipes do Arianespace e da NASA que preparam Webb e seu foguete Ariane 5 estão agora definidas para começar. Os próximos grandes marcos para as equipes conjuntas serão mover Webb para a Bâtiment d’Assemblage Final (BAF), ou Edifício da Montagem Final; coloque-o no topo de seu foguete; e encapsule-o dentro de sua carenagem protetora. Com os fechamentos finais concluídos, toda a pilha de foguetes e carga útil no topo de sua plataforma de lançamento móvel será lançada do BAF para a plataforma de lançamento, dois dias antes do lançamento programado para 22 de dezembro.

Fonte:

https://blogs.nasa.gov/webb/2021/12/06/nasas-james-webb-space-telescope-fully-fueled-for-launch/

#JAMESWEBB #SPACETELESCOPE #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo