Índia Planeja Nova Missão Para Lua Em 2020

A Índia planeja fazer mais uma tentativa para pousar uma missão não tripulada na Lua em 2020, depois da falha acontecida em 2019, disse o chefe da agência espacial indiana.

K. Sivan disse para a imprensa que os trabalhos estão caminhando na missão Chandrayaan-3, que terá o objetivo de colocar um rover na superfície lunar.

O plano inicial é de que a missão seja lançada em 2020, provavelmente no mês de Novembro. Se algum problema acontecer, o lançamento pode ser adiado para 2021.

A Índia quer se tornar o quarto país, depois da Rússia, EUA e China a colocar uma missão em solo lunar.

No ano de 2019, o lander da missão Chandrayaan-2 que carregava um pequeno rover acabou se chocando de forma descontrolada, ou seja, se espatifou na superfície lunar em Setembro.

Sivan disse que estão trabalhando num novo módulo de propulsão, lander e rover que custaria cerca de 35 milhões de dólares, com um desembolso maior também para o lançamento.

Sivan disse ainda que a Índia escolheu 4 candidatos a astronautas para fazer parte da primeira missão tripulada do país que deve colocar uma nave em órbita da Terra em meados de 2022.

Os 4 candidatos começarão o treinamento na Rússia no final desse mês. Três astronautas farão parte da missão que é um dos projetos mais esperados para a comemoração dos 75 anos de independência da Índia.