Hubble Trintão 3 – Cygnus Loop – 1993

Continuando a série de 30 anos do Hubble, ainda estamos mostrando imagens feitas antes da primeira missão de serviço que reparou o telescópio espacial.

A imagem acima mostra uma pequena porção do chamado Cygnus Loop, que na verdade é uma remanescente de supernova e que marca a borda de uma onda de choque em forma de bolha, de uma colossal explosão estelar que aconteceu a cerca de 15 mil anos atrás.

A imagem do Hubble mostra a estrutura atrás da onda de choque no Cygnus Loop com um detalhe sem precedentes na época. Essa imagem permitiu que os astrônomos pudessem comparar a estrutura real de uma onda de choque com os modelos teóricos.

A onda gerada pela explosão da supernova está passando pelas tênues nuvens de gás interestelar. Essa colisão aquece e comprimi o gás, fazendo com que ele brilhe.

Fonte:

https://hubblesite.org/contents/news-releases/1993/news-1993-01.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo