Hubble Observa Uma Galáxia Que Tem Um Buraco Negro Faminto

A imagem acima foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble e mostra uma galáxia espiral conhecida como NGC 1589. Nessa galáxia os astrônomos conseguiram observar um dos fenômenos mais interessantes do universo, uma estrela sendo devorada pelo buraco negro supermassivo localizado no centro da galáxia.

Os astrônomos agora estão usando o Hubble para testar essa interpretação. O telescópio já observou esses eventos antes, então os cientistas estão confiantes que o Hubble poderá observar evidências desse fenômeno. Eles esperam ver nas imagens do Hubble evidências de detritos da estrela que foram ejetados durante o processo, que é conhecida como evento de ruptura de maré. É assim, com essas observações, que os astrônomos entendem como os buracos negros se alimentam de estrelas, e como a força gravitacional dos buracos negros age sobre as estrelas.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2020/hubble-investigates-hungry-galaxy

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.