Hubble Observa Os Braços Fantasmas De Uma Galáxia Espiral

Uma feição notável na maior parte das galáxias espirais é a grande quantidade de braços espirais circulando e espiralando ao redor do centro galáctico. Essa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA e da ESA mostra o maravilhoso braço azul-prateado da galáxia NGC 4848, onde é possível se ver grandes detalhes. Mas o Hubble não só conseguiu ver os braços espirais mais internos da galáxia, contendo centenas de milhares de estrelas jovens e azuis, mas ele conseguiu também registrar também os filamentos extremamente apagados dos braços espirais externos da galáxia.

Essa galáxia espiral barrada filamentada, foi descoberta em 1865 pelo astrônomo alemão Heinrich Louis d’Arrest. Na sua carreira, Heinrich também descobriu o asteroide 76 Freia e muitas outras galáxias, além de ter tido uma contribuição na descoberta do planeta Netuno.

Se você mora no hemisfério norte da Terra e tem um grande telescópio, você pode observar a aparência meio que fantasmagórica dessa apagada galáxia que fica na constelação de Coma Berenices.

Crédito: ESA/Hubble & NASA , M. Gregg

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2029a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.