Hubble Estava Caçando Supernovas E Observou Uma Bela Galáxia

A imagem acima mostra a galáxia espiral conhecida como NGC 2906.

Os pontos azuis observados espalhados pela galáxias são jovens estrelas massivas, que emitem uma radiação quente e azul à medida que elas queimam o seu combustível a uma taxa muito elevada. As partes laranjas são uma mistura de estrelas mais velhas e mais frias, e estrelas de baixa massa que nunca foram especialmente quentes. Devido a baixa temperatura essas estrelas emitem uma radiação mais fria, e avermelhada.

Essa imagem da NGC 2906, foi capturada pela Wide Field Camera 3 do Telescópio Espacial Hubble, um instrumento que foi instalado no Hubble em 2009 durante a quarta missão de serviço do telescópio espacial. O Hubble observou essa galáxia quando estava caçando pela luz apagada de ocorrências recentes de objetos conhecidos como supernovas.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, A Filippenko

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2015a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.