Fractais No Gás Cósmico

O que acontece com o meio galáctico e intergaláctico quando, o gás frio e denso se move através do gás quente e difuso? Para saber o resultado um grupo de pesquisadores resolveu simular esse comportamento. Camadas turbulentas se misturando se formam numa vasta variedade de ambientes cósmicos, no meio interestelar, no meio circungaláctico, em remanescentes de supernova em expansão, em filamentos cósmicos, em ventos galácticos, em discos protoplanetários, na coroa solar e em muitos outros ambientes. Os pesquisadores mostraram com a sua simulação que os modelos resultantes mostram uma natureza fractal da superfície resfriada que surge dentro dessas camadas, à medida que o gás se mistura. O vídeo abaixo mostra uma versão animada da simulação, e apresenta como 8 diferentes propriedades de fluido se desenvolvem com o tempo em uma camada turbulenta contendo uma mistura de gás frio e quente.

Fonte:

https://aasnova.org/2020/06/08/featured-image-fractals-in-cosmic-gas/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.