fbpx

Feliz Aniversário ao Projeto SETI, 50 Anos em Busca de Vida Inteligente no Universo

Há 50 anos, em 8 de Abril de 1960, um professor de astronomia de Cornell, chamado Frank Drake, apontou um rádio telescópio na direção da estrela Tau Ceti, na esperança de ouvir transmissões de inteligência extraterrestre. Naturalmente que ele não ouviu nada. Mas com esse experimento Drake deu início a maior pesquisa já feita em busca de alienígenas, denominadas de Pesquisa por Inteligência Extraterrestre, ou em inglês Projeto SETI. Nos últimos 50 anos, o SETI tem falhado no seu objetivo principal que era o de contatar os alienígenas, mas o seu sucesso pode ser medido de outra maneira, com o desenvolvimento tecnológico alcançado, o desenvolvimento da computação em nuvem e a inspiração de uma grande geração de novos cientistas.

Na década de 1960, o programa SETI chamou muito a atenção da NASA e da Fundação Nacional de Ciências, além de conseguir chamar a atenção do famoso astrônomo Carl Sagan, mas 1977 pode ser considerado um ano marcante para o SETI. Naquele ano, Drake e Sagan conseguiram com sucesso convencer a NASA de equipar a sua sonda Voyager com um disco de ouro que carregou informações da Terra de um lado e uma série de outras informações de outro, como a história da Terra, exemplos de todos os ritmos musicais, saudações em todas as línguas entre outras coisas. Idealmente quando a sonda Voyager deixar o sistema solar, ela poderia ser encontrada por alienígenas que poderiam então decodificar o disco e aprender sobre o planeta Terra. Essa ainda é até hoje, graças ao SETI a única mensagem física que foi enviada ao espaço pelos terráqueos.

Também em 1977, o rádio telescópio Big Ear recebeu o famoso sinal “WOW!” esse sinal durou 72 segundos e gerou uma grande explosão em ondas de rádio. Na época os cientistas interpretaram o sinal Wow como sendo a única explosão já detectada que poderia sim ser enviada por uma civilização extraterrestre. Porém, pesquisas subseqüentes falharam em encontrar um sinal repetido e em anos, desde que os cientistas têm tentado encontrar as mais diversas explicações para a fonte do sinal, isso é o que o SETI mais se aproximou de uma mensagem de outro mundo.

Enquanto que o programa SETI falhou em encontrar uma inteligência alienígena, ele continua a servir de inspiração até hoje. Entre as evoluções proporcionadas pelas pesquisas com o SETI estão a geração de softwares que é usado atualmente tanto no LHC como departamento de biologia de Berkeley e serve para estudos com DNA. Além disso, os desenvolvimentos de telescópios e de métodos de observação têm proporcionado aos astrônomos detectar uma série de exoplanetas importantes para o desenvolvimento científico.

Então feliz aniversário SETI!! Esperamos que tenha mais 50 anos de busca e que termine essa busca com sucesso, localizando os pequenos homenzinhos verdes de outro mundo, se não conseguir esse objetivo já ficaremos satisfeitos com as inovações que proporciona.

Fonte:

http://www.popsci.com/science/article/2010-04/happy-50th-anniversary-seti

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .