Event Horizon Telescope Irá Paralisar Suas Atividades Devido Ao Coronavirus – Observações Retornam Em 2021

A pandemia do coronavirus chegou de vez na astronomia e forçou que a rede global de telescópios cancelasse as observações dos buracos negros, que no último mês de abril de 2019 publicou a primeira imagem do objeto.

Essa cooperação de observatórios pelo mundo, chamada de Event Horizon Telescope, ou EHT, anunciou no dia 17 de março que a sua campanha de 2020 será cancelada, devido ao fechamento dos telescópios individuais que pertencem à rede. Esses fechamentos fazem parte da resposta global à doença que está se espalhando pelo mundo todo.

O progresso dos objetivos científicos da Colaboração EHT é atualmente secundário se comparado com a preservação da saúde dos membros que participam da colaboração, das suas famílias, das instituições e das pessoas que trabalham nos observatórios.

Devido aos padrões climáticos anuais e à mecânica celeste, o EHT só pode fazer suas observações em março e abril de cada ano. Mas com o impacto da pandemia que deve piorar, a equipe do EHT disse que a situação não se resolverá antes do mês de abril.

As observações retornarão em março de 2021, quando a rede também será ampliada e contará com 11 instalações ao redor do mundo.

Os cientistas que fazem parte do EHT continuarão ocupados com as publicações usando os dados obtidos pelos telescópios nas campanhas de 2017 e 2018.

Fonte:

https://www.space.com/coronavirus-cancels-black-hole-event-horizon-telescope-observations.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.