Escudo de Calor da Segunda Missão Artemis Que Levará Astronautas Para o Espaço Chega no Kennedy Space Center

A imagem acima mostra o escudo de calor mais moderno e tecnológico já construído para uma missão espacial. Esse escudo de calor mede quase 5 metros de diâmetro, e irá proteger os astronautas durante a reentrada na atmosfera da Terra, durante a segunda missão Artemis. O escudo de calor chegou essa semana no Kennedy Space Center na Flórida para ser integrado ao módulo de tripulação Orion. A missão Artemis 2 será a primeira missão tripulada em uma série de missões para a Lua e para Marte, e irá confirmar que todos os sistemas da nave funcionarão como desenhados no ambiente real do espaço profundo com astronautas a bordo.

Essa grande peça da Orion foi transportada desde a instalação onde foi feita na Lockheed Martin perto de Denver, no Colorado a bordo do avião Super Guppy da NASA no dia 9 de Julho de 2019 e foi levada até a high bay na instalação do Neil Armstrong Operations and Checkout onde os trabalhos começaram no dia 10 de Julho de 2019. Atualmente o escudo de calor é na verdade uma estrutura de treliça de titânio ou um esqueleto que forma a base do escudo. Nos próximos meses, os técnicos irão aplicar o Avcoat, um material ablativo que irá fornecer a proteção térmica necessária.

Crédito da Foto: NASA/Glenn Benson

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/heat-shield-for-first-artemis-mission-with-astronauts-arrives-at-kennedy

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.