Emirados Árabes Unidos Pretende Lançar Sonda Hope Para Marte Em 15 de Julho de 2020

A sonda Hope Mars dos Emirados Árabes Unidos está programada para ser lançada para o Planeta Vermelho no dia 15 de julho de 20202, anunciou a Emirates Mars Mission.

A primeira missão de exploração interplanetária feita por uma nação árabe, irá viajar 495 milhões de quilômetros até Marte, onde deve chegar em fevereiro de 2021.

A contagem regressiva para o lançamento da missão começou depois que a sonda foi transferida dos Emirados Árabes Unidos para o Japão.

O lançamento está programado para acontecer na quarta-feira, dia 15 de julho de 2020 às 17:51, hora de Brasília, direto do Tanegashima Space Center no Japão, e o foguete que irá impulsionar a sonda na sua jornada será o MHI H2A.

A data representa o início da janela de lançamento para a Emirates Mars Mission, que irá se estender até 13 de agosto de 2020, caso seja necessário.

O foguete MHI H2A foi escolhido devido à sua alta taxa de sucesso em lançamento de sondas de forma global. Os Emirados Árabes Unidos já tinham também lançado o satélite Khalifa Sat usando o MHI H2A anteriormente.

Desde que chegou no Japão, a sonda Hope tem passado por um detalhado processamento, operações necessárias para que o lançamento seja executado com sucesso.

Serão 50 dias de trabalho onde o objetivo é encher o tanque de combustível da sonda com 700 kgs de hidrogênio e garantir que não existam vazamentos. Também serão realizados testes de comunicação e dos sistemas de controla, a sonda então será movida para a plataforma de lançamento, será instalada no foguete e será garantido também que as baterias da sonda estejam totalmente carregadas.

A equipe dos emirados está liderando as operações e supervisionando cada aspecto relativo à preparação da sonda para o seu lançamento.

Sarah Bint Youssef Al-Amiri, ministra de estado para ciências avançadas e para a missão para Marte, disse: “Os desafios que a equipe da sonda Hope está passando no meio de uma pandemia só mostram a vontade da nação árabe de realizar o impossível. A nossa equipe continua trabalhando para garantir o sucesso da missão, e espera comemorar a chegada da sonda em Marte em fevereiro de 2021, coincidindo com o aniversário de 50 anos de criação dos Emirados Árabes Unidos”.

A jornada de mover a sonda Hope de Dubai para o local de lançamento na Ilha de Tanegashima no Japão levou mais de 83 horas e teve 3 grandes etapas.

A primeira fase envolveu a preparação e o transporte da sonda desde o Mohammed Bin Rashid Space Center para o Aeroporto Internacional Al Maktoum de Dubai, etapa que levou 16 horas. A segunda fase a sonda viajou por 11 horas desde o Aeroporto Internacional Al Maktoum de Dubai para o Aeroporto de Nagoya no Japão, etapa que incluiu carregar a sonda e seus equipamentos de apoio no Antonov 12 para fazer o transporte.

A terceira etapa consistiu em transferir a sonda do Aeroporto de Nagoya para o local de lançamento na Ilha de Tanegashima. Isso incluiu o pouso da sonda e o transporte em terra para o Shimama Harbor e então a sua transferência final por mar para a Ilha de Tanegashima.

Tudo foi feito de acordo com todas as precauções devido à pandemia de Covid-19, uma equipe viajou antes para o Japão para esperar a sonda chegar e as equipes foram todas separadas.

Fonte:

Emirates Mars Mission confirms launch date for Hope probe

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo