fbpx
12 de dezembro de 2024

DESCOBERTO UM EXOPLANETA OCEÂNICO EM UM SISTEMA BINÁRIO DE ESTRELAS!!!

LIVE HISTÓRRICA DE LANÇAMNETO DO SLS PARA A LUA NA MISSÃO ARTEMIS I: https://youtu.be/QH5HJF-Xa1Y BAIXE AGORA DE GRAÇA O E-BOOK SOBRE A MISSÃO ARTEMIS I: https://spacetoday.com.br/ebook-artemis1/ VÁ NO SITE E FAÇA A SUA RESERVA PARA CONHECER A NASA JUNTO COM…

LIVE HISTÓRRICA DE LANÇAMNETO DO SLS PARA A LUA NA MISSÃO ARTEMIS I:

https://youtu.be/QH5HJF-Xa1Y

BAIXE AGORA DE GRAÇA O E-BOOK SOBRE A MISSÃO ARTEMIS I:

https://spacetoday.com.br/ebook-artemis1/

VÁ NO SITE E FAÇA A SUA RESERVA PARA CONHECER A NASA JUNTO COM O SPACE TODAY:

https://spacetoday.com.br/excursaonasa/

INSCREVA-SE AGORA NO CIÊNCIA SEM FIM:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

LINK PARA COMPRAR O LIVRO O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS!!!

https://amzn.to/3SCjRES

Uma equipe internacional de pesquisadores liderada por Charles Cadieux, Ph.D. estudante da Université de Montréal e membro do Institute for Research on Exoplanets (iREx), anunciou a descoberta do TOI-1452 b, um exoplaneta que orbita uma das duas pequenas estrelas de um sistema binário localizado na constelação de Draco a cerca de 100 anos da Terra.

O exoplaneta é um pouco maior em tamanho e massa do que a Terra e está localizado a uma distância de sua estrela, onde sua temperatura não seria nem muito quente nem muito fria para a existência de água líquida em sua superfície. Os astrônomos acreditam que poderia ser um “planeta oceânico”, um planeta completamente coberto por uma espessa camada de água, semelhante a algumas das luas de Júpiter e Saturno.

Em um artigo publicado hoje no The Astronomical Journal , Cadieux e sua equipe descrevem as observações que elucidaram a natureza e as características deste exoplaneta único.

“Estou extremamente orgulhoso desta descoberta porque mostra o alto calibre de nossos pesquisadores e instrumentação”, disse René Doyon , professor da Université de Montréal e diretor do iREx e do Observatoire du Mont-Mégantic (OMM) . “É graças ao OMM, um instrumento especial projetado em nossos laboratórios chamado SPIRou , e um método analítico inovador desenvolvido por nossa equipe de pesquisa que conseguimos detectar este exoplaneta único.”

FONTE:

https://nouvelles.umontreal.ca/en/article/2022/08/24/an-extrasolar-world-covered-in-water/

https://iopscience.iop.org/article/10.3847/1538-3881/ac7cea

#EXOPLANET #TESS #LIFE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo