fbpx

DESCOBERTA E ESTRELA DE NÊUTRONS MAIS MASSIVA E MAIS RÁPIDA DA NOSSA GALÁXIA!!!

ÚLTIMOS MINUTOS PARA ADQUIRIR O KIT HISTÓRICO DO JAMES WEBB NA SPACE TODAY STORE, CORRE LÁ AGORA!!! https://www.spacetodaystore.com/produtos/kit-2-colecionador-james-webb-4-camisetas/?variant=498468837 Uma estrela densa e colapsada girando 707 vezes por segundo - tornando-se uma das estrelas de nêutrons mais rápidas da Via Láctea…

ÚLTIMOS MINUTOS PARA ADQUIRIR O KIT HISTÓRICO DO JAMES WEBB NA SPACE TODAY STORE, CORRE LÁ AGORA!!!

https://www.spacetodaystore.com/produtos/kit-2-colecionador-james-webb-4-camisetas/?variant=498468837

Uma estrela densa e colapsada girando 707 vezes por segundo – tornando-se uma das estrelas de nêutrons mais rápidas da Via Láctea – destruiu e consumiu quase toda a massa de sua companheira estelar e, no processo, cresceu na estrela de nêutrons mais pesada observado até hoje.

Pesar esta estrela de nêutrons, que está no topo dos gráficos com 2,35 vezes a massa do Sol, ajuda os astrônomos a entender o estranho estado quântico da matéria dentro desses objetos densos, que – se ficarem muito mais pesados ​​do que isso – colapsam completamente e desaparecem à medida que um buraco negro.

“Sabemos mais ou menos como a matéria se comporta em densidades nucleares, como no núcleo de um átomo de urânio”, disse Alex Filippenko , distinto professor de astronomia da Universidade da Califórnia, Berkeley. “Uma estrela de nêutrons é como um núcleo gigante, mas quando você tem uma massa solar e meia desse material, que é cerca de 500.000 massas terrestres de núcleos todos grudados, não está claro como eles se comportarão.”

Roger W. Romani , professor de astrofísica da Universidade de Stanford, observou que as estrelas de nêutrons são tão densas – 1 polegada cúbica pesa mais de 10 bilhões de toneladas – que seus núcleos são a matéria mais densa do universo, com exceção dos buracos negros, que porque estão escondidos atrás. seu horizonte de eventos são impossíveis de estudar. A estrela de nêutrons, um pulsar designado PSR J0952-0607, é, portanto, o objeto mais denso à vista da Terra.

A medição da massa da estrela de nêutrons foi possível graças à extrema sensibilidade do telescópio Keck I de 10 metros em Maunakea no Havaí, que foi capaz de registrar um espectro de luz visível da estrela companheira, agora reduzida a do tamanho de um grande planeta gasoso. As estrelas estão a cerca de 3.000 anos-luz da Terra na direção da constelação Sextans.

FONTES:

https://news.berkeley.edu/2022/07/26/heaviest-neutron-star-to-date-is-a-black-widow-eating-its-mate/

https://iopscience.iop.org/article/10.3847/2041-8213/aa8400/pdf

https://iopscience.iop.org/article/10.3847/2041-8213/ac8007/pdf

#NEUTRONSTAR #HEAVIEST #FASTESTPULSAR

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo