Conheça Um frEGG Um Berçário Estelar Especialidade do Hubble

Essa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble, das agências espaciais, NASA e ESA mostra uma classe especial de berçário estelar conhecido como Free-floating Evaporating Gaseous Globules, ou em português, Glóbulos Gasosos em Evaporação e Flutuando Livremente (algo assim), ou ainda, frEGGS, para ficar mais fácil. Esse objeto é conhecido formalmente como J025157.5+600606.

Quando uma nova estrela massiva começa a brilhar, enquanto ela ainda está dentro da nuvem molecular fria onde se formou, sua radiação energética pode ionizar o hidrogênio da nuvem e criar uma grande e quente bolha de gás ionizado. Dentro dessa bolha de gás quente, ao redor de uma estrela massiva próxima estão os frEGGS, glóbulos escuros e compactos de poeira e gás, alguns dos quais dão origem a estrelas de pouca massa. A fronteira entre o frio e empoeirado frEGG e a bolha de gás quente é vista como uma borda roxa brilhante nessa bela imagem.

O Hubble é um especialista em registrar esse tipo de objeto pelo universo.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, R. Sahai

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2041a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo