Códigos QR: Não São Para Olhos Humanos

Esse tipo de comunicação não foi feita para olhos humanos. Nem mesmo serve para se comunicar com alienígenas. Essa é uma tentativa de se comunicar com o seu telefone celular inteligente. As câmeras presentes na maioria dos chamados smartphones podem imagear o código Quick Response, ou QR acima e então por meio de aplicativos comuns pode dizer a você o que significa. Algumas vezes, o código decifrado irá revelar para você uma página na internet, e prontamente o smartphone lhe pergunta se você deseja acessar tal endereço para aprender mais sobre o objeto. Códigos QR são análogos bidimensionais aos códigos de barras que podem ser escaneados em qualquer direção e até toleram alguns tipos de erros. Esses códigos estão sendo usados muito como portas entre objetos reais e informações baseadas na web sobre os objetos, e estão aparecendo nos lugares mais inusitados. Qualquer um pode criar um código QR a partir de um serviço gratuito e on-line, imprimir o código e afixar em qualquer objeto. Embora não seja usado para se comunicar com os alienígenas os códigos QR empregam alguns atributos comuns às famosas tentativas de comunicação com os alienígenas. Tente descobrir o que o código QR acima significa.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/astropix.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.