fbpx

Chandrayaan-2 Faz Imagem Espetacular da Cratera Sarabhai Na Lua

No dia 30 de julho de 2020, a Terrain Mapping Camera-2, ou TMC-2 a bordo da sonda indiana da ISRO Chandrayaan-2, capturou imagens da Cratera Sarabhai no Mare Serenitatis no quadrante nordeste da Lua. O Mare Serenitatis que abriga a Cratera Sarabhai é uma das regiões de mar da Lua, com vastas planícies de lava criando uma superfície aproximadamente plana. A leste da Cratera Sarabhai, cerca de 250 a 300 km está o local de pouso das missões Apollo 17 e Luna 21.

A Cratera Sarabhai recebe esse nome em homenagem ao astrofísico indiano Dr. Vikram Ambalal Sarabhai, que é chamado de Pai do Programa Espacial Indiano, e o fundador do Physical Research Laboratory e um grande cientista espacial especialista em raios cósmicos. O centenário do nascimento do Dr. Sarabhai está sendo celebrado pela ISRO.

O Digital Elevation Model (DEM) e a visão 3D da cratera foram gerados usando as imagens Fore, Nadir e Aft, da TMC-2 e revelaram uma profundidade média da cratera de cerca de 1.7 km, desde o topo do anel da cratera e seus taludes na parede da cratera possuem uma inclinação entre 25 e 30 graus. A região externa da Cratera Sarabhai é dominada por muitas crateras menores com diâmetro variável  distribuídas sobre as planícies do Mar e não possui qualquer cratera grande, maior que 10 km na vizinhança de 100 km ao redor da cratera. O anel da cratera, o gradiente na parte interna e a pouca quantidade de rochas no assoalho, fazem da Cratera Sarabhai um excelente exemplo para entender o processo de impacto nas regiões preenchidas por lava da Lua.

Fonte:

https://www.isro.gov.in/chandrayaan2-latest-updates

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .