Brasileiro Ganha Prêmio Ao Registrar Melhor Imagem da BepiColombo Na Sua Passagem Pela Terra

No início do mês de abril de 2020, a sonda Nipo-Europeia BepiColombo se aproximou da Terra no seu primeiro sobrevoo durante a sua viagem de sete anos até o seu destino final, o planeta Mercúrio, durante a passagem, os cientistas da missão resolveram convidar os astrônomos amadores para observar o evento da Terra e compartilhar as imagens desse evento único.

Mais de 30 observadores ao redor do mundo participaram da campanha. O jurado foi composto por especialistas da missão BepiColombo, e ficaram impressionados de forma positiva com todas as imagens que foram enviadas, tanto na estética das imagens como na qualidade das observações astronômicas e agradeceram muito a todos que participaram. As imagens irão imortalizar a passagem da exploradora do planeta Mercúrio para sempre quando ela cruzou os céus da Terra.

Foram três os selecionados, a melhor imagem, o melhor vídeo e a última imagem.

A melhor imagem foi feita por um brasileiro, Sergio Silva, direto de Porto Feliz no interior de São Paulo registrou a BepiColombo nas primeiras horas do dia 10 de abril de 2020, e pôde fotografar a sonda passando pela Nebulosa da Cabeça do Cavalo Azul. Realmente uma bela imagem que é a imagem principal desse post.

A melhor sequência de imagens da BepiColombo, mostra a sonda se movendo através do campo de estrelas e mostra a sonda com um convidado, um detrito espacial, um satélite geoestacionário descomissionado. A imagem foi feita na noite do dia 10 de abril de 2020, por Guy Wells e Daniel Bamberger no Observatório Northolt Branch em Londres, no Reino Unido.

E no dia 19 de abril de 2020, direto do Observatório do Museu de Ciência e Espaço de Rikubetsu no Distrito de Ashoro, em Hokkaido, no Japão, registrou a melhor última imagem da BepiColombo, antes que ela partisse dos domínios da Terra e seguisse a sua viagem para Mercúrio.

O juri também selecionou como menção honrosa: Gianluca Mais, do Virtual Telescope Project, Alain Maury, Jean Marc Mari e Joaquin Fabrega, Inoue Takeshi, Kenichi Shirakami, Massonri Mizutani, T. Oribe, Observatório Saji, Nicolas Biver.

A BepiColombo atingiu o ponto mais próximo da Terra no dia 10 de abril de 2020, às 04:24:57 UTC (01:24:57, hora de Brasília), quando passou a 12689 km da superfície da Terra. A manobra, o primeiro dos nove encontros que a sonda terá e o único com a Terra, impulsionou a sonda para a sua viagem para a parte mais interna do Sistema Solar, onde ela deve encontrar com Vênus em 15 de outubro de 2020, no primeiro dos dois sobrevoos que a sonda fará com o planeta na sua jornada até Mercúrio.

Fonte:

http://www.esa.int/Science_Exploration/Space_Science/BepiColombo/Bepi_in_the_sky_with_stars_photo_contest_winners_announced

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.