Brasileiro Descobre Seu 3˚ Cometa

O brasileiro Paulo Holvorcem descobriu seu 3? cometa, dessa vez em parceria com M. Schwartz, usando os instrumentos do Observatório Tenagra II (http://www.tenagraobservatories.com/), um astrógrafo de 0.41 m com f/3.75 com CCD e um telescópio Ritchey-Chretirn de 0.81m com f/7 e com CCD. Esse cometa foi descoberto no dia 26 de Maio de 2011 como um objeto de magnitude 19.5 na constelação de Ofiúco, cerca de 36’ao sul da estrela variável R Oph. A descoberta foi publicada na IAUC no. 9211 de 31 de Maio de 2011. O novo cometa foi designado de C/2011 K1 (Schwartz-Holvorcem).

A foto acima foi feita no dia 29 de Maio de 2011 por Luca Buzzi do Observatório Schiaparelli.

No dia 30 de Maio de 2011, usando o telescópio remotamente controlado de Tzec Maun, foi obtida a imagem abaixo do cometa.

Conforme os elementos orbitais provisórios, este cometa não deve ultrapassar a 18a magnitude, ficando restrita sua observação visual através telescópios de grandes aberturas ou por meio de CCD.

A curva foi obtida por meio da fórmula

m1 = 12 + 5 log Delta+ 10 log r

Um relato sobre os bastidores da descoberta pode ser encontrado aqui: http://gaea-neco.blogspot.com/

Fonte:

http://costeira1.astrodatabase.net/cometa/11k1.htm

 

 

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.