Aurora Ilumina A Terra Em Imagem Espetacular Feita da ISS

No dia 25 de Junho de 2017, os astronautas que estavam a bordo da Estação Espacial Internacional a aproximadamente 400 quilômetros acima da superfície da Terra, tiveram essa visão maravilhosa, uma aurora verde, iluminando o nosso planeta. As auroras possuem as assinaturas de cores de moléculas e átomos excitados nas extremas altitudes que têm uma baixa densidade. As emissões do oxigênio atômico dominam a imagem. O brilho é verde nas altitudes menores, mas é possível ver faixas avermelhadas mais raras que se estendem acima do horizonte. A cena foi registrada no momento em que a ISS passava sobre um ponto no sudeste da Austrália, com as estrelas acima do horizonte na parte direita pertencentes à constelação de Canis Major, o cachorro de Orion, o caçador. Sirius, a estrela alfa da constelação de Canis Major é a estrela mais brilhante perto do limbo da Terra.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap200104.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.