Astrônomos Chineses Descobrem 10000 Estrelas Gigantes Ricas Em Lítio

Astrônomos chineses descobriram mais de 10000 estrelas gigantes ricas em lítio, superando o número total desse tipo de estrelas descobertas anteriormente pelos cientistas ao redor do mundo.

A descoberta foi feita por pesquisadores do National Astronomical Observatories da Chinese Academy of Sciences com base nos dados adquiridos pelo Large Sky Area Multi-Object Fiber Spectroscopic Telescope, ou LAMOST, um telescópio do tipo Schmidt quase meridiano localizado em Xinglong na província de Hebei no norte da China.

O lítio é considerado um dos três elementos sintetizados no Big Bang, junto com o hidrogênio e com o hélio, e é facilmente consumido no interior das estrelas, de acordo com a clássica teoria de evolução estelar.

A primeira descoberta de uma estrela gigante rica em lítio foi em 1982 e essa descoberta desafiou então a teoria clássica. Para tentar resolver esse problema os cientistas tentaram observar mais estrelas desse tipo.

Porém, não é uma tarefa fácil, pois estrelas gigantes, ricas em lítio são muito raras.

Finalizado em 2008, o LAMOST começou a fazer pesquisas regulares em 2012, e pode observar cerca de 4000 corpos celestes de uma vez. Isso tem ajudado os cientistas chineses a estabelecer o maior banco de dados de espectros estelares.

Com base nos dados do LAMOST, os astrônomos encontraram mais de 10000 estrelas gigantes ricas em lítio em 810000 estrelas gigantes pesquisadas.

O estudo pode ajudar os cientistas a desenvolverem um entendimento melhor sobre as características das estrelas gigantes ricas em lítio, sobre o processo de evolução e sobre a estrutura interna das estrelas, disseram assim os pesquisadores.

Fonte:

http://www.xinhuanet.com/english/2020-01/01/c_138671895.htm

https://arxiv.org/pdf/1912.08431.pdf

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.