Asteroide Do Tamanho De Um Ônibus Passará A 240 Mil Km Da Terra Hoje – NÃO VAI BATER!!!!

Um asteroide recém-descoberto do tamanho de um ônibus irá passar a uma distância um pouco maior que a metade da distância entre a Terra e a Lua, nesse dia 3 de maio de 2020.

O asteroide 2020 JA, irá passar a 238 mil km de distância da Terra, o que é equivalente a 0.62 da distância entre a Terra e a Lua, se você considerar a distância média de 385 mil km. O momento de maior aproximação será às 16:39, hora de Brasília.

O asteroide tem entre 9.6 e 22 metros de diâmetro de acordo com o Center for Near Earth Object Studies da NASA, isso faz com que ele tenha aproximadamente o tamanho de um ônibus urbano.

O astrofísico Gianluca Masi do Virtual Telescope Project em Ceccano, Itália, conseguiu capturar o 2020 JA com seu telescópio. Na imagem, o asteroide é um pequeno ponto de luz no meio das estrelas.

Pequenos asteroides como o 2020 JA passam perto da Terra algumas vezes por mês, e normalmente não apresentam nenhum risco de colisão com o nosso planeta. Por exemplo, no dia 28 de abril de 2020, o asteroide 2020 HS7 passou a 36400 km da Terra, não teve risco de colisão com o nosso planeta, e quase ninguém ficou sabendo da sua passagem.

Atualmente, existem grandes projetos espalhados pelo mundo, existem centenas de telescópios no mundo inteiro que trabalham monitorando os céus e caçando e descobrindo os asteroides. A NASA é uma das grandes financiadoras de projetos que têm como objetivo monitorar, e descobrir asteroides. Os astrônomos já descobriram cerca de 22776 asteroides, classificados como NEOs, ou Near Earth Objects, sendo que 95% deles foram descobertos com projetos financiados pela agência espacial norte-americana.

Novos asteroides como o 2020 H7 e o 2020 JA, são descobertos a todo o momento, numa taxa de cerca de 30 descobertas por dia.

Fonte:

https://www.space.com/small-asteroid-2020-ja-earth-flyby-may-2020.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.