fbpx
27 de setembro de 2021

As Nuvens Agitadas Da Região Norte de Júpiter Registradas Pela Sonda Juno

Uma grande quantidade de nuvens agitadas, localizadas no Cinturão Temperado Norte Norte de Júpiter foi registrada nessa imagem feita pela sonda Juno da NASA. Nessa imagem é possível ver algumas nuvens brancas “brilhantes”, que parecem saltar com relação as outras, bem como uma tempestade anticiclônica conhecida como Oval Branca.

Essa imagem colorida foi feita às 18:58, do dia 29 de Outubro de 2018, no horário de Brasília, enquanto a sonda Juno realizava o seu Perijove de número 16, ou seja, a sua passagem próxima de Júpiter. No momento que a imagem foi feita a sonda estava a cerca de 7080 km acima do topo das nuvens do planeta, na latitude aproximada de 40 graus norte.

Os cientistas cidadãos Gerald Eichstädt e Seán Doran criaram essa imagem usando os dados disponibilizados para o público da JunoCam.

Crédito:

Enhanced image by Gerald Eichstädt and Sean Doran (CC BY-NC-SA) com base nas imagens cedidas por cortesia por:  NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/nasas-juno-spacecraft-has-a-close-encounter-with-jupiter

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo