fbpx

AS MEGA INUNDAÇÕES MOLDARAM A SUPERFÍCIE DE MARTE

SE INSCREVA NO SPACE TODAY 2, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO PARA VOCÊ!!! https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA VAMOS LÁ, A META É 100 MIL INSCRITOS NO CIÊNCIA SEM FIM !!! YouTube - https://www.youtube.com/channel/UC9djCiv4e85Kd8G--GWlcoQ Spotify - https://sptfy.com/6jpw Siga o Ciência Sem Fim nas redes…

SE INSCREVA NO SPACE TODAY 2, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO PARA VOCÊ!!!

https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA

VAMOS LÁ, A META É 100 MIL INSCRITOS NO CIÊNCIA SEM FIM !!!

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UC9djCiv4e85Kd8G–GWlcoQ

Spotify – https://sptfy.com/6jpw

Siga o Ciência Sem Fim nas redes sociais:

Twitter – https://twitter.com/cienciasemfim

Instagram – https://www.instagram.com/cienciasemfim/

TikTok – https://www.tiktok.com/@cienciasemfim?lang=pt-BR

Inundações violentas trovejaram pelo solo vermelho, abrindo abismos na superfície marciana e despejando grandes quantidades de sedimentos que mudaram a forma da paisagem. E, em contraste com o movimento da água que muda a paisagem da Terra, eles aconteceram rapidamente, em escalas de tempo de apenas algumas semanas.

Essas inundações ocorreram devido ao transbordamento de lagos que preencheram crateras na superfície de Marte e foram muito mais comuns do que pensávamos, de acordo com um estudo publicado recentemente.

“Se pensarmos em como os sedimentos estavam sendo movidos pela paisagem no antigo Marte, as inundações de rompimento de lagos foram um processo realmente importante globalmente”, disse o geocientista Tim Goudge, da Universidade do Texas em Austin.

“E este é um resultado um pouco surpreendente, porque eles foram considerados anomalias pontuais por muito tempo.”

Em comparação com a Terra, Marte é bastante crivado de crateras. Isso porque processos como erosão e atividade tectônica apagaram muitas das crateras de impacto da superfície da Terra; como resultado, os dois planetas têm perfis de superfície muito diferentes. Em Marte, a profusão de crateras antigas significava que, bilhões de anos atrás, quando o planeta vermelho ainda estava úmido , os lagos das crateras eram muito comuns.

Sabemos que, quando esses lagos ficavam muito cheios, iriam romper as paredes da cratera e causar inundações devastadoras nas paisagens circundantes. Pesquisas anteriores, estudando imagens de satélite, revelaram algumas dessas crateras rompidas e os vales profundos que suas inundações escavaram na paisagem próxima.

Fonte:

https://www.sciencealert.com/devastating-floods-may-have-shaped-ancient-river-valleys-on-mars

#MEGAFLOODS #MARS #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo