Anéis da Relatividade

A galáxia estreita e elegantemente curvada ao redor da sua companheira esférica nessa imagem é um exemplo fantástico de um fenômeno verdadeiramente estranho e muito raro. Essa imagem foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble e mostra o fenômeno, conhecido como  GAL-CLUS-022058s, localizada na constelação de Fornax. Esse é o maior e um dos mais completos Anéis de Einstein já descobertos no universo. O objeto todo, que na verdade possui vários objetos teve o seu nome dado pelo principal pesquisador que o descobriu quando estudava a região e se chama de Molten Ring, ou Anel Molten, ou Anel Derretido, nome que faz uma alusão à sua aparência e à constelação onde eles está localizado que é a constelação da fornalha.

Esse tipo de objeto foi pensado pela primeira vez por Einstein enquanto desenvolvia a sua Teoria da Relatividade, e a forma incomum desse objeto pode ser explicada pelo processo conhecido como lente gravitacional, que faz com que a luz de um objeto distante seja curvada e puxada pela gravidade de um objeto de grande massa localizado entre esse objeto distante e o observador. Nesse caso, a luz da galáxia de fundo foi distorcida numa curva criada pela gravidade do aglomerado de galáxias situado na frente. O alinhamento quase que perfeito da galáxia de fundo com a galáxia central elíptica do aglomerado, que pode ser vista bem no meio da imagem, fez com que a galáxia de fundo tivesse sua imagem contorcida e ampliada quase formando um anel completo. A gravidade de outras galáxias no aglomerado causaram as distorções adicionais.

Objetos como esse são laboratórios ideais para se pesquisar por galáxias muito apagadas e muito distantes no universo, além de ser o local ideia para se mapear a presença e a distribuição da matéria escura.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, S. Jha
Agradecimento: L. Shatz

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2050a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.