fbpx

ALCYONEUS:A MAIOR JÁOBSERVADANO UNIVERSO

INSCREVA-SE AGORA NO CIÊNCIA SEM FIM, PARA NÃO PERDER 1 SEGUNDO DOS PAPOS DESSA SEMANA!!! https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim Existe um tipo de galáxia no universo que pertence aos chamados núcleos ativos de galáxias que são as rádio galáxias. Só para lembrar, o…

INSCREVA-SE AGORA NO CIÊNCIA SEM FIM, PARA NÃO PERDER 1 SEGUNDO DOS PAPOS DESSA SEMANA!!!

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

Existe um tipo de galáxia no universo que pertence aos chamados núcleos ativos de galáxias que são as rádio galáxias.

Só para lembrar, o núcleo ativo de galáxia, é uma galáxia que tem no seu centro um buraco negro supermassivo que está em intensa atividade, engolindo muita matéria.

Nesse processo ele expele uma parte da matéria em forma de jatos de matéria.

Quando esse jato é emitido na sua maior parte através das ondas de rádio, temos uma rádio galáxia, e a sua forma é bem peculiar.

No centro nós temos a maior aglomeração de massa e o buraco negro supermassivo, e nas pontas temos o que se chamam de lobos de ondas de rádio.

Normalmente essa galáxias são muito grandes, mas dentro dessa classificação ainda existem galáxias muito maiores que são as chamadas rádio galáxias gigantes, essas sim são estruturas gigantescas no universo.

Entender esses objetos é muito importante, para entendermos a evolução do universo, mas não é algo tão fácil assim.

Na busca para melhorar esse entendimento, os astrônomos resolveram dar uma vasculhada nos dados obtidos pelo LOFAR, que o Low Frequency Array, uma rede de antenas de rádio constituída por 20000 antenas distribuídas em 52 locais na Europa e que atuam de maneira coordenada no que é chamado de interferometria.

Os pesquisadores usaram um novo algoritmo que remove fontes de rádio compactas que poderiam interferir na identificção dos lóbulos de rádio.

Criaram imagens de lóbulos de rádio galáxias gigantes, e nessas imagens descobriram um verdadeiro monstro galáctico.

Seu nome Alcyoneous, nome dado ao inimigo gigante de Hércules.

A galáxia está localizada a 3 bilhões de anos-luz de distância da Terra, e mede, nada mais nada menos que 5 megaparsecs de comprimento.

Mas isso não quer dizer nada, então, em anos-luz é o seguinte, ela mede 16.3 milhões de anos-luz de comprimento de uma ponta a outra.

E com isso é a maior estrutura galáctica já conhecida no universo.

No centro dessa estrutura está uma galáxia elíptica embutida em um filamento da teia cósmica, com cerca de 240 bilhões de vezes a massa do Sol, e no centro tem um buraco negro supermassivo com uma massa de 400 milhões de vezes a massa do Sol.

Esses número parecem gigantescos, mas eles seriam os limites inferiores para rádio galáxias gigantes, ou seja, devem haver galáxias muito maiores.

E pode ser também que a Alcyoneus esteja ainda crescendo e possa ficar ainda maior, pois os lobos de ondas de rádio continuam se expandindo pela escuridão cósmica.

Então está aí, mais um recorde galáctico para a astronomia, a maior galáxia conhecida no universo!!!

Fonte:

https://www.sciencealert.com/at-over-16-million-light-years-across-this-is-the-biggest-galaxy-ever-discovered

https://arxiv.org/pdf/2202.05427.pdf

#ALCYONEOUS #GIGANTICRADIOGALAXY #GALAXY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo