fbpx

A PRESSÃO QUÂNTICA DOS BURACOS NEGROS

VAMOS LÁ, A META É 100 MIL INSCRITOS NO CIÊNCIA SEM FIM ATÉ 15 DE SETEMBRO!!! YouTube - https://www.youtube.com/channel/UC9djCiv4e85Kd8G--GWlcoQ Spotify - https://sptfy.com/6jpw Siga o Ciência Sem Fim nas redes sociais: Twitter - https://twitter.com/cienciasemfim Instagram - https://www.instagram.com/cienciasemfim/ TikTok - https://www.tiktok.com/@cienciasemfim?lang=pt-BR Os…

VAMOS LÁ, A META É 100 MIL INSCRITOS NO CIÊNCIA SEM FIM ATÉ 15 DE SETEMBRO!!!

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UC9djCiv4e85Kd8G–GWlcoQ

Spotify – https://sptfy.com/6jpw

Siga o Ciência Sem Fim nas redes sociais:

Twitter – https://twitter.com/cienciasemfim

Instagram – https://www.instagram.com/cienciasemfim/

TikTok – https://www.tiktok.com/@cienciasemfim?lang=pt-BR

Os buracos negros podem ter sua própria versão exótica de pressão, diferente da encontrada em todas as outras partes do universo. Cálculos de como a mecânica quântica afeta a gravidade na borda dos buracos negros indicam que essas regiões podem ter pressão, uma descoberta completamente inesperada para os físicos.

A questão de como a mecânica quântica e a gravidade se encaixam é um dos maiores mistérios da física moderna , e a borda de um buraco negro é uma das poucas regiões com condições extremas o suficiente para que os efeitos de ambas sejam simultaneamente relevantes. Xavier Calmet e Folkert Kuipers , da Universidade de Sussex, no Reino Unido, usaram uma estrutura chamada teoria quântica de campos para explorar o que acontece quando a mecânica quântica e a gravidade se encontram na borda de um buraco negro.

Eles calcularam como as flutuações quânticas minúsculas criariam efeitos não levados em consideração por nossas equações de gravidade padrão. Esses cálculos revelaram uma variável surpreendente, que parece sugerir que as flutuações das partículas quânticas na borda de um buraco negro devem dar pressão ao buraco negro.

“Foi totalmente inesperado”, diz Calmet. Quando os buracos negros foram formulados pela primeira vez, os físicos pensaram que deveriam ser extremamente simples. Trabalhos posteriores do físico Stephen Hawking e outros mostraram que eles emitem partículas em um processo agora conhecido como radiação de Hawking , o que significa que devem ter uma temperatura. Isso por si só foi uma surpresa. Agora, a adição de pressão significa que os buracos negros são ainda mais complicados, diz Calmet.

Fonte:

https://www.newscientist.com/article/2289710-black-holes-just-got-much-more-complicated-thanks-to-quantum-pressure/

https://arxiv.org/pdf/2108.06824.pdf

#BLACKHOLES #CIENCIASEMFIM #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo