fbpx

A MAIOR EXPLOSÃO SOLAR DOS ÚLTIMOS 5 ANOS!!!

JÁ BATEMOS METADE DA META, AGORA QUEREMOS BATER 1000 APOIADORES AINDA HOJE, ENTÃO ENTRA AÍ NO CATARSE E VEM COLABORAR NA CAMPANHA DE CRIAÇÃO DA PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS!!! https://www.catarse.me/spacetodayplus O sol produziu outra flare de Calsse X. Satélites em…

JÁ BATEMOS METADE DA META, AGORA QUEREMOS BATER 1000 APOIADORES AINDA HOJE, ENTÃO ENTRA AÍ NO CATARSE E VEM COLABORAR NA CAMPANHA DE CRIAÇÃO DA PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS!!!

https://www.catarse.me/spacetodayplus

O sol produziu outra flare de Calsse X. Satélites em órbita da Terra detectaram a explosão da classe X2.2 em 20 de abril @ 0357 UT. Notavelmente, veio de uma mancha solar distante. A fonte da erupção é AR2992, que ontem girou sobre o lado sudoeste do sol.

A mancha solar não é mais visível . Ele está escondido atrás da borda do disco solar. Como o local da explosão foi eclipsado, a explosão real foi quase certamente mais forte do que sua classificação nominal de X2.2.

Logo após a explosão, a Força Aérea dos EUA relatou uma explosão de rádio solar Tipo II . Isso sugere que uma CME emergirá do local da explosão. As rajadas de rádio do tipo II são causadas por ondas de choque nas bordas principais das CMEs, e isso pode ser grande.

A radiação do flare causou um apagão de rádio de ondas curtas no sudeste da Ásia: mapa de apagão . Marinheiros e operadores de rádio amador na área podem ter notado perda de contato de rádio em frequências abaixo de 30 MHz por até uma hora.

#SUN #SOLARFLARE #EXPLOSION

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo