fbpx

A Fotografia De Mais Longa Exposição Já Feita Até Hoje

Uma fotografia, que acredita-se seja a imagem de mais longa exposição já feita até agora, foi descoberta dentro de uma lata de cerveja no Observatório Bayfordbury da Universidade de Hertfordshire.

A imagem foi feita por Regina Valkenborgh, que começou a fazer a captura no final do seu curso de artes na universidade em 2012. A imagem mostra, 2953 rastros arqueados do Sol, no nascente entre o verão e o inverno num período de 8 anos e um mês. O domo do antigo Observatório de Bayfordbury é visto na parte esquerda da foto e o portal atmosférico construído durante a exposição para a captura das imagens pode ser visto na parte central direita da imagem.

Regina estava interessada em capturar imagens sem usar a tecnologia moderna para isso, nesse caso usando uma lata de cerveja com um papel fotográfico dentro e com um pequeno buraco para a entrada da luz. Ela colocou a lata em dos telescópios do observatório, que ficou ali esquecida até setembro desse ano quando finalmente foi removida pelo diretor técnico principal do observatório, David Campbell.

A longa exposição em fotografias é uma técnica usada para mostrar a passagem do tempo em uma cena, e esse efeito é conseguido quando o obturador da câmera é deixado aberto por um longo período. Essa técnica é comum com diferentes tipos de fotografias, incluindo paisagens. O recorde anterior de foto de mais longa exposição pertencia a Michael Wesely que fez uma imagem com uma exposição de 4 anos e 8 meses.

A Regina disse que foi um lance de sorte que a foto tenha ficado inteira e que foi salva pelo diretor do observatório depois de tantos anos. Ela tinha tentado usar essa técnica e fazer esse tipo de imagem antes no observatório, mas sempre tinha problemas com a umidade e com o papel fotográfico que ela usava. Ela não tinha a intenção de fazer uma captura com um tempo de exposição tão longo assim, e para a surpresa dela e de todos, a foto sobreviveu, e pode ser considerada uma das ou a foto com maior tempo de exposição já feita até hoje.

A Regina hoje trabalha como técnica de fotografia no Barnet and Southgate College.

Fonte:

https://www.herts.ac.uk/about-us/media-centre/news/2020/longest-known-exposure-photograph-ever-captured-using-a-beer-can

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .