A Dinâmica e Complexa Galáxia NGC 1792

Um brilho laranja irradia do centro da NGC 1792, o coração dessa fornalha estelar. A imagem acima da NGC 1792 foi capturada pelo Telescópio Espacial Hubble e nos dá uma bela ideia sobre o seu poder galáctico. As vastas manchas azuis pela galáxia indicam áreas cheias de jovens e quentes estrelas, e as tonalidades voltadas para o laranja, no centro da galáxia, mostram o local onde estrelas mais velhas e mais frias residem.

Localizada na constelação da Columba, a NGC 1792 pode ser classificada como sendo uma galáxia espiral e uma galáxia de explosão de estrelas. Essas galáxias de explosão de estrelas, são onde ocorrem formação de estrelas numa taxa muito elevada. A taxa de formação de estrelas pode ser mais de 10 vezes mais rápida do que a taxa de formação de estrela na Via Láctea, por exemplo. Quando as galáxias possuem um grande reservatório de gás, como a NGC 1792, essas curtas fases de explosões de estrelas podem ser desencadeadas por eventos galácticos como fusões e interações de maré com outras galáxias. Alguém pode até pensar que essas galáxias de explosão de estrelas iriam consumir facilmente todo o seu gás num grande evento de formação de estrelas. Porém, explosões de supernovas e intensos ventos estelares produzidos nessas galáxias de explosão de estrelas podem injetar energia no gás fazendo com que ele se dissipe. Isso faz com que o processo de formação de estrelas seja interrompido antes que a galáxia tenha todo o seu combustível completamente depletado. Os cientistas estão trabalhando ativamente para tentar entender esse complexo jogo entre a dinâmica que impulsiona e que extingue a grande formação de estrelas nessas galáxias.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, J. Lee
Agradecimento: Leo Shatz

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2049a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.