A Busca Por Distantes Aglomerados de Galáxias

A distorção gravitacional da luz da estrela distante é causada por um aglomerado de galáxias localizado a aproximadamente 4 bilhões de anos-luz de distância da Terra, visível no centro da imagem. Aglomerados de galáxias são os maiores sistemas mantidos pela gravidade no universo, e a sua abundância e a distribuição podem revelar informações sobre como o universo se expande e como a sua estrutura se formou e evoluiu. Uma equipe de astrônomos usando o South Pole Telescope recentemente, conduziu uma nova pesquisa, chamada de SPTpol Extended Cluster Survey, onde vasculhou 2770 graus quadrados do céu, caçando assinaturas que os aglomerados de galáxias imprimem no espectro da radiação cósmica de fundo. A equipe descobriu 266 candidatos a aglomerados, 244 deles já tinham sido confirmados visualmente por dados de arquivos e observações complementares, como o mostrado acima. A imagem acima foi feita com o imageador PISCO, instalado no Telescópio Magellan/Clay de 6.5 m de diâmetro que fica no Observatório de Las Campanas no Chile.

Fonte:

https://aasnova.org/2020/03/09/featured-image-in-search-of-distant-clusters/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.