A Bela Paisagem Marciana Apreciada Pelo Rover Curiosity

Algumas vezes, durante a sua jornada, até mesmo os rovers que exploram Marte, param para apreciar a vista. No final do mês de Novembro de 2019, o rover Curisosity deu uma parada para fotografar os arredores de onde estava explorando. Quando ele olhou para frente pôde ver o Central Butte, uma pequena colina com o topo achatado estudada pelo Curiosity dias antes dessa imagem ser feita. Ao longe o rover pôde ver o Monte Sharp, o pico central da Cratera Gale com 5 km de altura. O Monte Sharp é coberto por sulfatos que aparecem um pouco brilhantes nessa imagem colorida e obtida com um filtro vermelho. Na parte esquerda da imagem, no meio de uma sombra profunda estava o talude sul da cadeia Vera Rubin, uma elevação explorada anteriormente pelo rover Curiosity. Entre a cadeia Vera Rubin e o Central Butte, o que se pode ver são os rastros do próprio rover deixados no solo marciano enquanto ele explora o Planeta Vermelho. Em primeiro plano na imagem está ele, o próprio rover Curiosity. Em Fevereiro de 2021, se tudo correr bem, a NASA terá outro rover explorando Marte. Hoje você ainda pode ajudar a definir o nome do rover, amanhã é o último dia de votação, vote aqui – https://mars.nasa.gov/mars2020/participate/name-the-rover/

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap200126.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.