A Bela Galáxia Espiral Barrada NGC 7513

A imagem acima feita pelo Telescópio Espacial Hubble, mostra a galáxia NGC 7513, uma galáxia do tipo espiral barrada. Essa galáxia está localizada a aproximadamente 60 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação do Sculptor, uma constelação que aparece no hemisfério sul da Terra.

Essa galáxia está se movendo a uma velocidade de 1564 km/s para longe de nós. Só para que você tenha uma ideia de velocidades, a Terra orbita o Sol, a uma velocidade de aproximadamente 30 km/s. Apesar do movimento aparente da NGC 7513 para longe da Via Láctea, seja estranho, ele não é incomum.

Enquanto que algumas galáxias, como a Via Láctea e Andrômeda estão presas gravitacionalmente e irão se fundir um dia, a grande maioria das galáxias no universo que observamos parecem estar se movendo para longe de nós, se afastando. Esse fenômeno acontece devido à expansão do universo, e o que acontece é que o espaço entre as galáxias está aumentando e não as galáxias em si que estão se movendo.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, M. Stiavelli

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2027a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo